Resenha: Hunter x Hunter

Olá, nós somos o Biblioteclando e trazemos recomendações de vários gêneros para vocês. O Biblio Indica de hoje trouxemos uma indicação/resenha de um dos mangás mais influentes e importantes já produzidos: Hunter x Hunter.
Hunter x Hunter é uma das obras mais aclamadas e bem sucedidas da história dos mangás, sendo uma das grandes criações de Yoshihiro Togashi ao lado de Yu Yu Hakusho. Sua publicação se iniciou em 1998 na Weekly Shonen Jump, desde então já foram vendidos mais de 78 milhões de cópias mundialmente, totalizando 36 volumes, no entanto devido aos problemas de saúde de Togashi, HxH está em hiato desde o ano de 2018. E recentemente a editora brasileira Jbc anunciou a reimpressão do mangá de HxH, já se iniciando em janeiro de 2021 para a alegria de muitos (inclusive deste que escreve), aproveitando a deixa resolvemos indicar pra vocês, que tal?
Então vamos com um resumo leve da história e de cada um dos arcos de HxH, um guia básico pra você não se perder, juntamente com uma “mini resenha” de cada um deles, prometo que não vai ter spoilers, pelo menos não muitos… então, vamos lá?
“Criaturas bizarras e monstros raros, riquezas e tesouros secretos, lugares mágicos e inexplorados, o “desconhecido” sempre mostrou um poder cativante, e existem pessoas que vão até às últimas consequências por esse fascínio, essas pessoas são chamadas de hunters!”
Arco 1 - Exame Hunter (Eu quero ser um Hunter!)
Gon é um menino de 12 anos que deseja se tornar um Hunter assim como seu pai com o intuito de encontrá-lo, já que o mesmo o deixou aos cuidados da tia ainda bebê e nunca mais voltou para vê-lo. Saindo da ilha da baleia, Gon faz amizade com: Kurapika, um garoto de cabelos loiros que quer se tornar um hunter para conseguir mais informações sobre aqueles que exterminaram o seu clã, e assim se vingar; Leorio, que de início diz que quer a licença hunter apenas por dinheiro, mas na verdade pretende tornar-se médico devido a uma perda do passado; e posteriormente, Killua, que possui a mesma idade de Gon e torna-se seu melhor amigo. Juntos os quatro precisam sobreviver juntos aos desafios e inimigos que lhe esperam no exame.
Capítulos 01 ao 38.
O primeiro arco da história tem como função nos apresentar os personagens e o mundo ao seu redor, o quarteto principal esbanja carisma e a química entre eles é muito boa, cada um com uma personalidade totalmente diferente, que juntos, funcionam muito bem. O quão estranho e louco é o mundo de HxH atiça nossa curiosidade para ver onde cada teste do exame hunter nos levará junto com os participantes.
Arco 2 - Família Zoldyck (Eu vim ver o Killua!!!)
Depois do ocorridos na fase final do exame hunter, Gon, Kurapika e Leorio partem em busca de Killua, mas essa tarefa não será tão fácil quanto parece, pois para isso terão que entrar à força na mansão da família Zoldyck, a mais famosa família de assassinos do mundo…
Capítulos 39 ao 43.
Gon e Killua se tornam melhores amigos, nenhum deles tinha amigos da mesma idade, Gon devido ao isolamento da ilha onde vivia, e Killua devido a sua criação em uma família de assassinos. Ver Gon, Kurapika e Leorio indo atrás do amigo, falando para todos que são amigos do Killua, o ajuda a entender que ele não está sozinho e isso é muito bonito.
Arco 3 - Torre Celestial (O paraíso dos lutadores)
Com o aval do pai, Killua pôde sair de casa e agora, juntamente com Gon, ambos veem a necessidade de ficarem mais fortes e por que não ganhar uma graninha no processo? Assim a dupla se dirige a Torre Celestial, um prédio de 251 andares e 991 metros de altura, onde lutadores do mundo inteiro se enfrentam por dinheiro, glória e adrenalina, sem muitas dificuldades a dupla avança andar por andar. No entanto, ao chegar ao andar 200, eles são impedidos de prosseguir por Hisoka, (desafeto de Gon durante o exame) e percebem que irão precisar aprender a dominar o “Nen” para ficarem mais fortes e conseguirem prosseguir. Capítulos 44 ao 63.
Podemos dizer que aqui as coisas ficam mais sérias, nesse arco somos apresentados ao “Nen” que é a energia mágica desse mundo (igual o ki, chakra, cosmo…) apesar de cada indivíduo ser mais apto a um dos seis tipos da escala de nen, as possibilidades de habilidades e poderes são infinitas, então dá pra imaginar que é a partir daqui que as lutas começam de verdade, incluindo uma das mais esperadas até esse momento: Gon vs Hisoka.
Arco 4 - Yorkshin (A cidade de luxo e crimes)
Kurapika consegue um emprego com o intuito de conseguir mais informações sobre aqueles que compraram os olhos dos membros do seu clã, enquanto busca vingar-se daqueles que os assassinaram, o temido grupo chamado de Genei Ryodan. Em paralelo a isso Gon e Killua tentam comprar o raro jogo Greed Island, no qual o pai de Gon, Ging foi um dos criadores para assim tentar encontrar pistas que o levem até ele.
Capítulos 64 ao 119.
Yorkshin é um arco sobre vingança, máfia e um joguinho de videogame muito caro, e tudo isso a priori é um pouco estranho se comparado a outros mangás shonen, mas se tratando de HxH isso funciona, e muito bem! Toda a tensão gira em torno mais de sequestros do que de lutas, podemos ver quanto os personagens estão mais fortes e como sempre existe alguém mais poderoso, também podemos ver nesse arco uma característica dessa obra, Hunter x Hunter é extremamente anticlimático.
Arco 5 - Greed Island (Não é um simples jogo)
Ao entrarem no jogo, Gon e Killua percebem que as coisas não serão tão fáceis quantos aparentavam, a complexidade das regras de Greed Island e os inimigos poderosos que surgem os fazem unir forças com Biscuit, uma experiente hunter que apesar de sua aparência infantil, é bem mais velha do que se imagina. Biscuit se torna mestre da dupla de amigos que passam a desenvolver suas próprias técnicas de nen.
Capítulos 120 ao 185.
Esse provavelmente é o arco menos preferido dos fãs, a mudança abrupta de clima de uma cidade repleta de crimes e assassinatos para um videogame que embora violento, seja colorido e passe tranquilidade, nos dá uma sensação estranha. Togashi trabalha muito com sistemas, jogos em seus mangás, primeiro apresentando as regras e depois as aplicando, isso torna HxH mega expositivo, tem muito texto, meu Deus… No entanto as explicações são bem executadas, não trata o leitor como idiota, mas de qualquer forma esse é o arco mais chatinho da obra.
Arco 6 - Formigas Quimera (O poder da Evolução)
Quando saem de Greed Island, Gon e Killua acabam não encontrando Ging, mas sim um de seus discípulos, Kite que já havia conhecido Gon alguns anos antes, Kite e sua equipe estavam investigando espécies locais para o governo, dentre elas as formigas quimera, insetos capazes de passar adiante características de suas presas devoradas, quando uma formiga rainha começa a devorar humanos e sua prole se torna uma ameaça para a humanidade é preciso que os mais qualificados hunters entrem em ação para impedir tal ameaça.
Capítulos 186 ao 318.
Aclamado como sendo o melhor arco dos mangás shonen, com certa razão, a saga das bizarras formigas quimera é a maior de toda obra e é difícil enumerar todas as reflexões que podem ser retiradas dela, desde as mais simples como amizade até questões sobre guerra, individualidade e coletivo e os valores humanos. Temos também o ápice do desenvolvimento de alguns personagens, a personalidade de Gon se quebrando, Killua se libertando das amarras de seu passado… E no final ficamos com uma dúvida em mente: Quem são os verdadeiros monstros? Os humanos que habitavam aquele planeta enquanto destroem a tudo, inclusive a si mesmos, ou as formigas quimeras que buscavam uma “utopia” destruindo esses mesmos humanos?
Arco 7 - Eleições do 13° Presidente da Associação Hunter (Toma na cara Ging!!!)
Tornam-se necessárias eleições para a escolha de um novo presidente para a associação hunter, entram em cena então os Zodíacos, grupo de elite e de confiança do então presidente, enquanto isso Killua volta para casa, com o intuito de usar o poder de sua irmã Alluka que é a única que pode salvar Gon, enquanto é perseguido pelo seu psicopata irmão Illumi.
Capítulo 319 ao 339.
Hunter x Hunter tem muitos poderes estranhos, muitos mesmo, mas sem dúvidas um dos mais estranhos e overpower deles é o de Alluka irmã caçula de Killua, basicamente ela é um Deus Ex-machina, podendo realizar qualquer desejo, desde que determinadas situações sejam feitas, se de início o garoto de cabelos brancos dizia não ter nada nem ninguém com que se importar, agora ele protegia a irmã enquanto buscava salvar o melhor amigo. As eleições em si são um porre, muita explicação que você não vai se importar. Os Zodíacos são interessantes, porém nada aprofundados, os dois pontos altos dessa parte da história seriam sem dúvidas o reencontro de Gon com determinada pessoa e aquele socão que o Leorio deu em determinada pessoa.
Não foram feitas resenhas dos dois últimos arcos por serem bem mais curtos e também não li essas partes ainda, mas fica aí o resuminho delas.
Arco 8 - Expedição ao Continente Sombrio (O mundo é bem maior do que você imagina)
Com o patrocínio do Império de Kakin, o filho do ex-presidente Isaac Netero, Beyond Netero, lança uma expedição rumo ao proibido Continente Sombrio, contrariando a vontade dos Zodiacos, enquanto isso, Ging se une a Beyond com o intuito de deter o vilão Pariston Hill.
Capítulos 340 ao 348.
Arco 9 - Concurso de Sucessão (Os últimos olhos escarlates)
Os 14 príncipes do Império Kakin devem matar uns aos outros em uma terrível batalha assim que a Baleia Negra partir para o Continente Sombrio. Kurapika foi contratado pela oitava rainha, Oito Hui Guo Rou, como guarda-costas, mas acaba se envolvendo com a situação enquanto tenta se aproximar do último dono dos olhos de seu clã, o príncipe Tserriednich, além de Kurapika e de outros hunters, os membros da Genei Ryodan também estão a bordo.
Capítulos 349 ao 380 (Os capítulos 381 a 390 ainda não foram compilados, já que o mangá permanece em hiato.)
Atualmente é possível adquirir os volumes reimpressos de Hunter x Hunter através do site da editora Jbc, Amazon, Submarino, Lojas Americanas, Comix Book Store e Shoptime, além da versão impressa também é possível adquirir a versão digital que é mais barata pela: Google Play, Ibooks, Rakuten Kobo e Amazon Kindle.
Publicado por Abraão
Post a Comment