Resenha: Túmulo dos Vagalumes
Olá! Somos o Biblioteclando e no Biblio Indica de hoje trouxemos uma resenha sobre "Hotaru no Haka", também conhecido por "Túmulo dos vagalumes". Esperamos que gostem!
Os irmão Setsuko e Seita vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe num bombardeio americano e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam num abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e as doenças e se divertem com as luzes dos vaga-lumes. Fonte
Data de lançamento: 1988. No Brasil - 24 de novembro de 1989
Diretor: Isao Takahata
Produtora: Studio Ghibli
Autor: Akiyuki Nosaka
Sou suspeita para falar, pois é meu filme preferido. Sou muito fã das produções do Studio Ghibli, suas obras são clássicas e muito conhecidas. Túmulo dos vagalumes é para assistir pronto para chorar, lágrimas caiem rolando ao longo do filme. Após um bombardeio onde moravam, os dois irmãos em tentativa de sobreviver após perderem a mãe vão para a casa de parentes. Porém, com o tempo eles vão obtendo desavenças, e seus parentes não se tornam tão receptivos assim. Com a humilhação constante presenciada pelos irmãos, ambos deixam a casa com seus poucos pertences e acabam por encontrar e morar em um abrigo no meio da floresta. A fome e o frio eram inevitáveis, eles tentaram de tudo para sobreviver.
É super interessante a veracidade das ações do menino mais velho em meio as ruas na guerra, suas ações eram de desespero e sensor de sobrevivência. Também achei lindo a relação dos irmãos, ele estava sempre protegendo a garota e era muito triste não poder fazer nada para acabar com aquela situação. Apesar de ser um filme antigo, a animação é totalmente cativante e linda. Os traços são simples, principalmente por ser naquela época, mas isso não atrapalha em nada. É um filme nostálgico. No começo do filme já tem um spoiler sobre o final, então ao terminar ele, aconselho voltar para o início e encaixar as peças. Apesar de ser um filme maravilhoso, ele está na categoria de filmes mais tristes que você poderá assistir. Então, preparem os lencinhos e dêem uma oportunidade para ele.
Publicado por: Nadila
Post a Comment