Bem-vindes!

Nesse blog iremos compartilhar posts sobre indicações de filmes, livros e músicas, sinalizando suas ligações com a leitura e a influência da cultura nas obras dos autores.

Esperamos que gostem!

Resenha: Anne de Green Gables

Olá, nós somos o Biblioteclando e trazemos recomendações de vários gêneros para vocês. O Biblio Indica de hoje vai para o livro "Anne of Green Gables", de Lucy Maud Montgonery, publicado em 1908 





Sinopse:

"Anne é uma orfã que foi enviada por engano para a fazenda de Green Gables, pois os irmãos Marilla e Matthew tinham a intenção de adotar um menino para auxiliar nos trabalhos domésticos. Com pena da pobre garota, os dois resolveram mantê-la na fazenda ao descobrirem que, definitivamente, era uma menininha diferente de todas as outras. Com seus longos cabelos ruivos, seus olhos verde-acinzentados e uma imaginação que lhe permitia viver muitas fantasias, mas que a metia em muitas confusões também, Anne traz reflexões e pensamentos pertinentes sobre os obstáculos e as escolhas de vida de qualquer pré-adolescente."


Anne de Green Gables foi um dos livros que mais me marcaram em minha pré-adolescência, lembro que estava no 6° ano do ensino fundamental quando o li. Esse é o tipo de livro que deixa seu coração quentinho. Apesar de ter lido anos atrás, nunca fui atrás de saber se havia uma continuação. Com a chegada da série "Anne with an E", série ótima por sinal, eu me aprofundei nesse universo e fiquei ciente de toda a franquia. Com o começo da quarentena, resolvi adquirir os 8 primeiros livros e estou os lendo pouco a pouco.




Os irmãos Cuthbert, cujo viviam juntos, esperavam um menino orfão para adotar e auxiliar nos afazeres da fazenda. Porem, devido a um mal entendido, Anne, uma garota orfã, é quem foi parar em Green Gables. Inicialmente, foi de total espanto a chegada da menina, seus cabelos ruivos e suas sardas evidentes chamavam atenção de forma negativa, sua condição física também não ajudava. Entretanto, sua maior característica se dava a sua imaginação e sua personalidade extrovertida. 

Anne é uma personagem com uma aura única, ela possui um fervor em sua alma e é extremamente impulsiva, no sentido de estar sempre ligada, e vive no mundo da lua, expressão que casa bem com ela. A seguir mostra uma das falas de Marilla afirmando a forma atrapalhada de Anne.


"Anne, você de fato tem talento para arrumar confusão. Você serviu para Diana vinho de groselha em vez de refresco de framboesa. Não percebeu a diferença?"


Ao passar dos capítulos ela expressa doçura em sua forma de falar e está sempre procurando "almas irmãs", que segundo ela, são suas amigas do peito. A menina também adora conhecer o novo e fazer novas descobertas, embora isso também cause dor de cabeça em Marilla.

Uma das coisas que mais gosto no livro é a relação dos Cuthbert com a menina. Matthew, apesar da velhice, continua trabalhando diariamente em sua fazenda. É um personagem que demonstra timidez ao longo da obra, evitando conversas com desconhecidos e até com uns conhecidos. Entretanto, ele adora ter bate papos com Anne, em sua maioria, ele apenas escuta. Ele é um personagem um tanto desleixado, doce e compreensível. Já Marilla é uma personagem mais ativa, tradicional, rigorosa e reconheço que com a vinda de Anne sua rigidez diminuiu. Se nota que ela foi a que teve mais dificuldades em se adaptar a menina, mas é nítido o amor e carinho que Marilla sente por ela. 

Anne de Green Gables é uma leitura repleta de detalhes, com cenários descritos lindamente, possui um vocabulário com palavras que te indagam e fazem você interpretar o sentido. É uma leitura que te cativa e te traz uma sensação de estar em casa, um conforto literário.


Onde adquirir:

Amazon

Saraiva

Família Cristã


Publicado por Nah




Um comentário:

Tecnologia do Blogger.